Ceviche de robalo com abacate

É cru mas é seguro. Tem várias receitas e mistura sabores tropicais. O ceviche é a nova moda a seguir ao sushi, mas com toda a segurança para fazer em casa!

É um prato tradicionalmente peruano, mas apesar de não ser cozinhado com temperatura, o ácido do sumo de lima faz com que a maioria dos microorganismos que possam existir no peixe sejam inócuos para a nossa saúde.

Quando juntarem a lima vão ver o peixe a passar de um tom transparente para branco baço, e é aí que sabem que toda a proteína foi desnaturada – mais ou menos como quando a clara do ovo passa a ser branca após a cozedura. E então têm a certeza que o sumo de lima chegou a todos os pedaços de peixe.

No ceviche, a quebra da cadeia de temperatura necessária para manter o peixe fresco não é tão grave como no sushi.

Para sushi, é necessário peixe comprado fresco no mercado sem grandes alterações de temperatura desde a captura até à nossa mesa. Ou congelado, desde que o descongelamento seja feito dentro do intervalo aconselhado, com baixas temperaturas e o peixe seja manuseado logo após. O ceviche não requer tantos cuidados, tornando-se muito simples de fazer em casa, e uma óptima solução para oferecer aos vossos convidados.

Vários estudos reportam o desaparecimento ou significativa diminuição do número de microorganismos após a marinada do peixe no sumo de lima, o que sugere que esta é uma forma segura de consumir o peixe.

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 robalo médio/grande
  • 1 abacate
  • 1 malagueta (tipo chili)
  • meia cebola roxa
  • talos de coentros picados
  • sumo de 1 lima
  • sumo de 1 limão
  • batata doce cozida às rodelas para acompanhar
  • sal e pimenta

Receita

Para esta receita usei um robalo médio cortado em filetes e sem pele, mas podem utilizar outro peixe, e podem comprar filetes congelados. Claro que quanto mais fresco o peixe, melhor.

Quando tiverem os filetes, retirem a parte central (mais escura), cortando de um lado e de outro, para retirar qualquer espinha que possa ter. Verifiquem bem que o vosso peixe não tem espinhas, e cortem aos cubos.

Piquem uma malagueta (com ou sem sementes dependendo da quantidade de picante que gostam), a cebola, os talos dos coentros e cortem um abacate aos cubos.

Juntem numa taça o peixe, a malagueta, a cebola, os coentros e o abacate, temperem com sal e pimenta, e por fim reguem com o sumo de lima e limão.

Depois de 5 minutos ou de o peixe ter ficado totalmente branco, está pronto a servir. Acompanhem com batata doce cozida.

Para os mais aventureiros, podem ver aqui como filetear um peixe.

Bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s