Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a quinoa não é um cereal mas sim uma semente da família do Amaranto e tradicional da região dos Andes (Peru, Chile, Equador, Bolívia).
É um alimento utilizado como se fosse um cereal, quer para fazer farinha, quer para utilizar como arroz e massas, e deve ser cozida com uma parte de quinoa para duas de água.
A nível nutricional é muito completa, em cada 100g de quinoa encontramos:
- 16,5g Proteínas
- 6,3g Lípidos, sendo mais de 50% de ácidos gordos
- 69g Hidratos de Carbono
- 13,6g a 16g Fibras
- não contém glúten
Além da riqueza nutricional, outro facto interessante é a sua grande variabilidade genética, tornando-a resistente a pragas e sendo facilmente adaptável a diferentes climas diminuindo a necessidade de utilização de pesticidas e outros químicos.
A semente tem naturalmente uma substância tóxica para os insectos e outros predadores (saponina), tornando-a amarga e levemente tóxica para os humanos, pelo que deve ser lavada após a colheita e antes de ser cozinhada deve ser colocada de molho ou muito bem lavada com água corrente – esta substância é solúvel em água.
Nesta receita é cozinhada à semelhança de um risotto, em vez de água utilizei a água de cozer o pato, mas podem sempre substituir por água ou outro caldo. Utilizo também outros ingredientes típicos da cozinha tailandesa que podem omitir, como as folhas de lima-kaffir e lemongrass – da família da erva-príncipe.
Ingredientes para 4 pessoas:
- Um quarto de pato do campo
- 2 folhas de lima-kaffir
- 1 talo de lemongrass
- 1 copo de quinoa lavada
- 1 cebola finamente picada
- 1 alho-francês (parte branca)
- 300g de cogumelos frescos, lâminados
- 1 pimento vermelho aos cubos
- 1 laranja aos cubos
- azeite
- sal e pimenta
Receita:
Coze-se o pato em água com sal e pimenta, as folhas de lima-kaffir sem o nervo central, e o talo de lemongrass esmagado. Depois de cozido (demora entre 30min a 1h dependendo do tamanho e da origem do pato), desfia-se o pato e reserva-se o caldo.
Num tacho baixo ou caçarola, adiciona-se o alho francês às rodelas e a cebola, com um fio de azeite e quando estiverem levemente refogados juntam-se os cogumelos e o pato.
Deixa-se cozinhar por uns minutos, e acrescenta-se a quinoa escorrida, frita-se um pouco, e começa-se a adicionar o caldo do pato aos poucos, até perfazer duas vezes a quantidade de quinoa. Tapa-se e deixa-se cozinhar por 12 a 15min.
Quando a quinoa estiver cozida junta-se o pimento, rectifica-se de sal e pimenta, retira-se do fogão e antes de servir junta-se a laranja aos cubos.
Espero que gostem!
http://www.fao.org/quinoa-2013/what-is-quinoa/nutritional-value/pt/
https://www.webmd.com/food-recipes/features/quinoa-the-gluten-free-super-food#1