De morango

Chegou AQUELA altura do ano.

A sério, devia ser obrigatório ter pelo menos uma planta de morangos por casa em Portugal. É TÃOOO fácil de manter. Só precisam de um vaso furado, garantir que a terra está sempre húmida, e a partir de AGORA começa a dar morangos e só pára no início do Inverno.

Não fiquem com plantas de um ano para o outro, apesar de continuarem a dar folhas todo o ano e eventualmente flores, as plantas novas dão muito mais morangos do que as antigas.

Os morangos são uma fonte de compostos nutritivos como açúcares, vitaminas e minerais, mas também de compostos bioactivos (não essenciais à sobrevivência mas com influência na saúde) como flavonoides e ácidos fenólicos. Estes últimos têm um efeito protector em relação às doenças relacionadas com o stress oxidativo como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, obesidade, doenças neurodegenerativas e inflamação.

Agora imaginem, acabaram de acordar uma sexta-feira, estão 30 graus e têm de ir trabalhar. Abrem o frigorífico e há apenas um iogurte natural sem açúcar, é Verão estamos todos de dieta. Mas queremos ser felizes, e não merecemos um iogurte natural sem açúcar para o pequeno-almoço! Então vão à varanda e colhem um morango sumarento, no ponto ideal, que liberta aquele molho docinho e dá uma tonalidade rosa, com um paladar irresistível. Saboreiam o melhor iogurte de morango, em pleno Agosto, e em dieta. E ainda começam o dia a prevenir um batalhão de doenças!

É delicioso. E cada planta vai dando dois ou três morangos assim de duas em duas semanas, por isso se tiverem muito espaço aí em casa podem mesmo ter a vossa produção!

Atenção, eles gostam de estar assim penduradinhos, não os deixem pousar no chão porque vão apodrecer. Funciona melhor em vasos que em canteiros de chão, e se tiverem um jardim vertical, é tipo perfeito.

Agora já podem ir comprar os vossos morangueiros e começar a preparar a actividade do próximo fim-de-semana!

Boas jardinagens!

Exemplo de um jardim vertical muito simples, feito com uma palete de madeira presa à parede e uns vasos suportes de talheres do IKEA que custam 50 cêntimos

Mais info nas vantagens nutricionais dos morangos aqui:

Strawberry as a health promoter: an evidence based review

Strawberry and Human Health: Effects beyond Antioxidant Activity

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s