Miminhos de porco com “risotto” de abóbora e cogumelos

A carne de porco é uma carne pesada, com sabor muito característico e com um preço muito acessível. Sendo grande a probabilidade de não ser um ingrediente de alta qualidade, é utilizada com menos frequência, mas às vezes há peças que têm bom aspecto e acabamos por comprar.

Estes miminhos (na verdade não sei que parte do porco é) tinham um ar suculento, e como são fininhos é fácil descongelar à pressa a meio da semana, sendo uma boa opção para ter no congelador.

O arroz mais saudável é o integral, por ter um índice de glicemia mais baixo que o arroz branco, dá energia durante mais tempo (é um hidrato de longa absorção), não dando picos de glicemia. Assim ficamos saciados mais tempo, e a maior quantidade de fibra limita a absorção dos açúcares e também ajuda a regular o intestino, além de ter mais minerais, vitaminas e ácidos gordos que ajudam a regular o colesterol.

Na minha opinião é também mais saboroso, e o que aconselho para que cozinhe mais rápido é demolhar umas horas antes (tal como o feijão ou grão).

Tento sempre usar o mínimo de utensílios na cozinha, e por isso esta receita é toda feita numa só frigideira. Aconselho as de ferro da de Buyer, a principal vantagem é atingirem temperaturas muito mais altas, conduzirem melhor o calor, e não libertarem químicos com a utilização, como libertam as anti-aderentes quando se começam a degradar. Todas as receitas dão para fazer em todas as frigideiras, a única diferença é que se calhar a carne não fica tão selada, ou demora um pouco mais de tempo, mas fora isso, é evidente que podem utilizar qualquer frigideira!

Esta receita é um risotto falso, porque não leva queijo nem arroz de risotto, mas a textura fica parecida, e podem sempre por queijo no final!

Ingredientes:

  • Miminhos de porco
  • Arroz integral demolhado
  • Cogumelos
  • Alho francês
  • Água (ou caldo de carne ou legumes) quente
  • Abóbora
  • Natas
  • Sal, pimenta, alho esmagado e azeite

Receita:

Tempera-se a carne com sal e pimenta, aquece-se um fio de azeite na frigideira, e quando esta estiver bem quente sela-se a carne deixando-se cozinhar em lume alto, até estar no ponto. Reserva-se à parte, tapada.

Na mesma frigideira, sem limpar nada, junta-se a abóbora aos pedaços e o alho, e vai-se desfazendo com um garfo, quando estiver toda desfeita, junta-se o alho francês às rodelas e os cogumelos aos pedaços. Quando estiverem quase cozinhados, junta-se o arroz escorrido, frita-se um pouco, e finalmente vai-se juntando aos poucos o caldo, à medida que vai sendo preciso, até que o arroz esteja cozinhado.

No final juntam-se as natas, dependendo da quantidade de líquido que têm no arroz, podem colocar só meia embalagem ou uma inteira (se preferirem podem não colocar de todo).

Juntam o líquido que escorreu da carne, mexem tudo e colocam a carne por cima, para aquecer.

É bom para dias frios, e também é bom para utilizar esses legumes que têm no frigorífico! Podem utilizar espargos, courgete, cebolo e outras coisas que se lembrem!

Bons cozinhados!

Se tiverem curiosidade:

Frigideiras aqui.

Diferenças entre arroz integral e arroz branco, em inglês.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s